domingo, 6 de dezembro de 2009

Mestre

Nos últimos textos enfatizei bastante a necessidade de estudo e prática para o desenvolvimento do ser humano como um ser integral e cônscio de sua essência. Mas percebi que faltava um ponto importante a ser dito: o Mestre.

É possível acontecer o desenvolvimento sem as orientações de um mestre? Acredito que Não e Sim! Para entender essa resposta vou reproduzir algumas frases que já li a respeito de mestres, e depois tentarei amarrá-las.

Devemos buscar nosso mestre interior.
O mestre surge quando o discípulo está pronto.
O mestre exterior é apenas a materialização do mestre interior.
É difícil encontrar um mestre, mas dez vezes mais difícil é encontrar um discípulo.
O mestre deve conduzir o discípulo ao seu Eu interior, despertar sua terceira visão; quando isso acontece o mestre não é mais necessário.
O mestre não tem nada a ensinar, o discípulo apenas “pega” os ensinamentos do mestre, assim como quem pega uma doença contagiosa.

É importante lembrar que tudo o que precisamos está dentro de nós, todo conhecimento, toda força, toda sabedoria, tudo já está dentro de nós, só precisamos ir lá e encontrá-los. Portanto basta olhar para dentro, atingir a essência, entrar em contato com o mestre interior. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, é aí que surge a necessidade de um mestre, que nos guie pelo caminho do autoconhecimento e ajude a desatar os nós dessa jornada.

Portanto o mestre não deve ser alguém que cria dependências, assim como um verdadeiro líder, ele sabe conduzir seus discípulos de forma que esses aprendam a caminhar sozinhos. E por mais carinho que tenhamos por nossos mestres, temos que saber que um dia precisaremos abandoná-los e seguir sozinhos.

Devemos entender também que não adianta procurar um mestre, assim como não adianta esperar que ele surja milagrosamente em nossa vida enquanto não estivermos prontos, enquanto não estivermos verdadeiramente preparados para sermos discípulos. Por isso a importância de trilhar o caminho a cada passo dado. Quando conseguimos fazer isso, fatalmente o mestre surge em nossa vida.

Precisamos, no entanto, estar atentos a falsos mestres, mas reconhecer um verdadeiro mestre não é difícil. Em primeiro lugar um mestre não precisa se declarar mestre, pois ele É. O verdadeiro mestre não exige nada em troca, pois é naturalmente um ser compassivo. Além disso, ensina pelo exemplo e não pelas palavras, e está em constante aprendizado, pois um verdadeiro mestre sabe que não sabe tudo que há para saber.

Obrigado a todos e boa semana,
Mateus

Um comentário:

  1. Amigos, segue comentário da Silvana, acrescentou muito ao texto.

    Aproveito a oportunidade para acrescentar mais uma frase de, "Um Curso Em Milagres", às suas, tão bem colocadas no texto.
    O Curso diz que "Nosso maior mestre é sempre nosso discípulo".
    Com isso eu entendo, que aquele cliente, que chega ao seu consultório, com alguma questão que você acha acima das suas possibilidades de sequer, lidar com elas, esse é o seu melhor mestre. Ele surge na sua vida, no momento certo, para você aproveitar essa oportunidade de aprender e se tornar um ser humano melhor. Como tudo é perfeito, seu discípulo é o seu melhor mestre.

    ResponderExcluir