sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As lições do Haiti

Passada pouco mais de uma semana do terremoto que devastou o Haiti, consegui reunir algumas reflexões a respeito do que ocorreu lá e gostaria de compartilhar com vocês. Em primeiro lugar vale entender a magnitude do desastre; o Haiti praticamente acabou pelo que vemos através dos jornais, e é muito provável que o número de mortos em função do terremoto continue crescendo, mesmo que agora de forma indireta, sejam por infecções “hospitalares” (entre aspas porque hospitais mesmo praticamente não existem mais), doenças sanitárias, por fome, conflitos gerados pela fome ou em tentativas de fuga do país.

Eu entendo que o Haiti acabou, e me perguntei por que lá? Justo o país mais pobre das Américas. Acreditando que nada é por acaso, talvez por ser o país menos preparado estruturalmente para essa tragédia, tenha o povo mais forte para suportar essa adversidade, haja vista os resgates de pessoas vivas que aconteceram mais de uma semana após os desabamentos.

Outro motivo é o sentimento de compaixão e solidariedade que essa tragédia despertou. Nessa época de mudanças, em que precisamos mais do que nunca nos tornar seres compassivos, e como diz meu mestre, depois de tantos exemplos de amor que nos foram dados e não assimilados, vem uma tragédia para nos ensinar pela dor, uma dor tão forte que nos fez, a todos, pensar um pouco mais no próximo.

Mas mesmo com toda essa ajuda, e apesar de sabermos das dificuldades de distribuição e entrega dessas doações no Haiti, me choca o desprezo com que os haitianos estão sendo tratados. Nos primeiros dias, as equipes de resgate internacional se focaram em salvar seus compatriotas, somente depois iniciaram o salvamento dos haitianos. O próprio EUA 100% disposto a “ajudar” já montou operações para evitar que refugiados do Haiti entrem no seu país.

Talvez o maior ensinamento que essa tragédia nos dará, pois a meu ver o Haiti é um país, hoje, condenado, é de que antes de sermos cidadãos desse ou daquele país, somos acima de tudo seres humanos, nascidos do ventre da mesma Mãe Terra, e devemos nos tratar dessa forma. Eu me pergunto como qualquer país signatário dos Direitos Humanos pode negar abrigo imediato a pessoas que não têm nem mesmo o que comer, fora todos outros direitos básicos do ser humano.

Eu já ouvi, ou li, que uma das mudanças da Nova Era é o fim das fronteiras, talvez os terremotos no Haiti estejam apenas nos preparando para essa realidade, pois creio que mais importante que levar suprimentos aos haitianos, é levar os haitianos aonde possam viver com dignidade.

Muito obrigado a todos,
Mateus

2 comentários:

  1. Olá Mateus!!!!



    Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo por seus textos excelentes!!!!!



    Muito legal sua iniciativa de partilhar com todos os seus amigos assuntos que nos ajudarão a crescer espiritualmente!

    Essa trajédia, e infelizmente muitas outras que ainda estão por vir, vão nos ajudar a enxergar o que sempre esteve à nossa frente, mas nos recusavamos a acreditar, talvez pelo famoso egocentrismo humano...

    A mente humana está muito confusa... Podemos notar pelos absurdos q acontecem ha algum tempo: pais matando seus filhos (crianças) de formas cruéis, mentiras religiosas e políticas, visando não só o dinheiro, mas a pura maldade...

    Enfim, teremos a oportunidade, de agir e sentir o "consciente coletivo", a capacidade de absorver a idéia de que somos como postes de luz conectados pelo mesmo fio, a capacidade de entender que agimos todos e tudo pela mesma energia, e talvez, finalmente, o ser humano esteja capacitado a atingir um próximo plano de pensamento e crescimento, sem medos, sem angústia e outros sentimentos que assolam nossas vidas.



    POR FAVOR, NÃO PARE!!!!! É através de iniciativas como estas que, pelo menos por alguns minutos, paramos para refletir e repensar nossas vidas...



    PARABÈNS!!!!



    Abraços,



    Auyra Ferrer

    ResponderExcluir
  2. Segue comentário do meu mestre Marco Serra:

    Dentro da linha esotérica, e como sabemos das devidas mudanças que estão ocorrendo em nossa mãe Terra, e seus habitantes, o Haiti tem como sua religião principal o "Vudu", é tanta magia negra que suas gramas e flores sofrem para nascer, imagina no que se refere para prosperar esta nação em que sua própria natureza não tem energia de luz para desenvolver; e quando este mesmo povo tentar se desligar destas amarras que a muito se iniciou em troca de favores com os "Deuses Vudus", a conta de débito foi cobrada, e a dívida era gigantesca, desta forma foram tomadas milhares de vidas para pagamento desta dívida.
    Acredito que assim, pela dor, esta sendo despertado o amor, a compaixão e a busca pela verdadeira luz que nos faz evoluir. E que esta lição sirva a toda humanidade pois nossa casa "Terra" esta expurgando o que não mais é útil ou necessário para a sua própria evolução como planeta, imagine nós que fazemos parte dela?

    ResponderExcluir