domingo, 15 de novembro de 2009

Por que meninas vestem rosa e meninos vestem azul?

Será que é possível se tornar um ser humano integral vivendo em um mundo de dualidades? Por que é tão importante a busca pelo equilíbrio e viver no caminho do meio?

Há muito para falar sobre esse tema, mas hoje quero focar meu texto em um único aspecto dual, o masculino e o feminino. Assim como outros elementos considerados como opostos na cultura ocidental, o masculino e o feminino são apenas lados diferentes da mesma moeda. Na cultura oriental tais elementos são entendidos como complementares, dando equilíbrio a tudo que existe no universo, pois nada existe sem seu oposto, ou melhor dizendo, seu complementar. Yin e Yang.

Percebendo a realidade dessa forma, é preciso entender a importância de derrubarmos alguns preconceitos que trazemos desde nossa infância, e talvez um dos maiores seja o preconceito sobre a diferença dos sexos. Tentarei fazer uma abordagem sobre o preconceito do masculino e do feminino, sem abordar a questão sexualidade, que embora seja intrínseca ao assunto, não é necessariamente obrigatória, e aqui vai a primeira dica: o comportamento masculino e feminino é algo que está além das escolhas sexuais, é exatamente isso que Pepeu Gomes quis dizer ao cantar que “Ser um homem feminino não fere o meu lado masculino”.

Todos nós como seres integrais nascemos com características masculinas e femininas, mas desde pequenos somos estimulados a viver apenas como exclusivamente homem ou exclusivamente mulher. Somos afastados de nossa natureza integral desde o dia em que os pais ao saberem o sexo da criança que irá nascer, decidem se a decoração do quarto será azul ou rosa.

Por que meninos não podem chorar? Será que é pecado um homem ter emoções? E por que as meninas são sempre princesas indefesas presas em um castelo, a espera do príncipe que virá salvá-las? Uma mulher não pode ser responsável pelo seu próprio destino? Acho desnecessário falar aqui sobre todas as diferenças entre homens e mulheres, elas são mais do que conhecidas. E é claro que essas diferenças existem, e mesmo que fossemos criados isentos de qualquer preconceito sempre haveria a predominância do masculino ou do feminino, mas o que não implica na supressão do outro.

Entendendo essa questão conseguimos dar um grande passo na direção de um desenvolvimento integral, pois enquanto não estivermos horizontalmente integrados na questão do masculino e do feminino, não conseguiremos nos desenvolver verticalmente, integrando corpo, mente e espírito.

Obrigado a todos,
Mateus

2 comentários:

  1. Bom eu gostaria de saber um pouco mais se ser emo é bom ou é ruim
    pois tenhos diferenças nesse mundo nimguem é igual pode ser pareciduh nao igual
    bom eu quero saber muito mais e ve se me add no orkut se tiver]

    (de_metrio@yahoo.com)
    livre para qualquer pessoa .... disponivell
    a todos!!:)

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu texto Matheus! poderia citar como este tema é tratado nas escolas!
    um grande abraço POLLY

    ResponderExcluir